top of page

O que é uma carne angus?

Que no nosso país a grande maioria é fã de carne vermelha não é novidade, e com isso, no decorrer dos anos evoluiu muito esse mercado, deixando de ser um produto simples, trazendo variações de cortes e raças de bois, assim, agregando na qualidade e consequentemente nas texturas e no sabor.

BOI DE RAÇA NELORE

Até meados dos anos 90 não era comum escutar classificações de raças como Angus, Kobe e o mais recente Wagyu, mas de alguns anos para cá a produção dessas raças de bois evoluirão e consequentemente suas carnes foram se tornando mais acessíveis ao consumidor final.


Mas você conhece os atributos da carne de cada raça, e a diferença entre elas?



BOI DE RAÇA ANGUS

Em 2020 a grande parte de carne consumida no Brasil ainda vem da raça de boi Nelore, porém vem dando espaços para raças de bois como a Angus, que iremos tratar nesse artigo.


Angus em suas variações Aberdeen e Red, originária da Grã-Bretanha, já representam o segundo maior rebanho de corte brasileiro. Na aparência, é um boi mais roliço, com maior capacidade de acumular gordura intramuscular, aquela que resulta em marmoreio.



Já sabendo que o termo Angus consiste em classificar a raça do boi, podemos afirmar que sua origem e produção vieram da Europa.


O que diferencia o Angus do Nelore é o grau de marmoreio da carne, que é como se chama a quantidade de gordura entremeada.


Em bois da raça Nelore a gordura costuma ficar concentrada em locais específicos, e grande maioria fora da peça de carne, o que acaba dando um resultado de sabor e maciez apenas em alguns cortes.


O Angus por sua vez, tem uma melhor distribuição da gordura entremeada que proporciona o marmoreio da carne. Isto é, pequenas camadas de gorduras entre a peça da carne que resulta em uma melhor distribuição da gordura, proporcionando um sabor e maciez superiores ao da carne do Nelore, e conseqüentemente valorizando todos os cortes desse boi.

CORTES ANGUS COM MARMOREIO

O avanço e a evolução da tecnologia facilitaram a produção da raça Angus em nosso país, pois como falado acima, essa raça veio da Europa, e tinha seu biotipo adequado as condições daquela região, o que causou o desafio para que a raça se adaptasse ao nosso ambiente tropical.


Agora que você conhece um pouco mais sobre a qualidade da carne Angus, não deixe de experimentar nossa linha de Smashs Angus.

9.008 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page