top of page

Defumação o que é?


Defumação é um processo utilizado para dar sabor, aroma, cor e também durabilidade aos alimentos.

No inicio sua principal função era conservar os alimentos por um grande período, com o passar das décadas o processo de defumação evoluiu conforme notavam que a mudança de lenha, tempo, e temperatura influenciavam no sabor da carne que era defumada.

O que faz com que o alimento possa ser chamado de defumado são os componentes da fumaça, principalmente aquela produzida pela combustão incompleta da madeira. Desta forma, a cor e o sabor do produto defumado estão diretamente ligados ao tipo de madeira ou serragem que se usa durante a defumação.

Os efeitos da fumaça, da desidratação do produto, a concentração de sal e a temperatura, em conjunto, atuam na conservação do defumado. Este processo acontece em um defumador, também chamado de pit. Todo ambiente onde se consegue controlar a quantidade de fumaça e a temperatura pode ser considerado um defumador. Existem modelos simples e sofisticados, podendo ser câmaras de tamanhos diversos, construídas em alvenaria ou chapas de aço, alvenaria, feitos com manilha de cimento, ou com tambor de latão, dentre outros.



Outro processo importante da defumação é o “DryRub”, que é uma composição que reuni diversos temperos em pó que são praticamente esfregados na carne, como sal, pimenta, alho em pó, páprica, entre outros. Estes temperos fazem com que a carne, após a defumação, fique escura e é por este motivo que muitos, ao ver as fotos, acham que ela está aparentemente queimada. Mas os temperos não queimam a carne, mas fazem com que ela fique com um sabor espetacular.



Recentemente começamos a implantar esse produto ao nosso cardápio, que inicialmente está sendo servido no horário do almoço. Para conhecer essa opção acesse a opção almoço na barra de menu superior.

351 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page